Chef Gabriela Carvalho

Curitiba - PR

 

​Formada em hotelaria pela faculdade suíça Les Roches, especializou-se no setor de alimentos e bebidas e lecionou na faculdade Endicott, em Boston, nos Estados Unidos. Também no exterior, trabalhou na China e realizou cursos na Tailândia. No Brasil, viveu na Bahia, Ceará e São Paulo, além do Paraná, onde desenvolveu projetos gastronômicos e aprofundou seu conhecimento da cultura brasileira

A experiência de estudar gastronomia em diversos lugares do mundo fez com que Gabriela passasse a se preocupar com a escolha dos ingredientes antes mesmo da forma de preparo e degustação. A importância do contato com a natureza, de respeitar a sazonalidade e questões como cooperação, por exemplo, são levadas à risca pela chef; é defensora categórica do slow food, movimento que propõe a trilogia de refeições longas, comidas saudáveis e ingredientes da estação.

 

Comanda desde 2008 o Quintana Café e Restaurante ( Curitiba/PR), onde propoe um menu que dá prioridade para ingredientes frescos, alguns da horta que ela cultiva no local. A preocupação com a procedência dos ingredientes se estende para a forma de preparo e com os resíduos gerados. Tanto que no restaurante pratica o aproveitamento de cada alimento, utilizando 100% dos produtos, como caules, cascas e folhas. É embaixatriz do movimento Gastronomia Responsável e também conselheira da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) do Paraná.